Gado Gir Leiteiro

Gado Gir Leiteiro

Gir Leiteiro

Tamanho da LetraA-A+

Gir Leiteiro

A pecuária leiteira de países tropicais, como o Brasil, necessita de opções que permitam uma exploração mais eficiente dentro de suas realidades econômica e ambiental. Optamos por trabalhar com o Gir Leiteiro por ser uma raça que muito contribui para a produção de leite no clima tropical. Ela é de excelente produtividade leiteira, rusticidade, vigor e docilidade, características fundamentais para a produção econômica de leite.

Os animais possuem uma elevada capacidade de produção de leite, hoje, identificada pelo programa de melhoramento genético, que trabalha no constante aprimoramento tanto da qualidade genética do rebanho, quanto da capacidade de produção e qualidade do leite.

Melhoramento Genético

O Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro (PNMGL) é um projeto executado pela Embrapa Gado de Leite, em parceria com a ABCGIL (Associação Brasileira de Criadores de Gado Gir Leiteiro) e ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos).

O objetivo do nosso trabalho é promover o melhoramento genético da raça Gir por meio da identificação e seleção de animais geneticamente superiores para as características de produção (leite, gordura, proteína e sólidos totais), de conformação e de manejo.